quinta-feira


Por onde começar o processo de Reestruturação.

Vamos começar esclarecendo que a responsabilidade das tomadas de decisões e dos impactos dessas decisões é sempre do empresário, de acordo com suas deliberações é que a empresa deslancha ou emperra. As normas, as regras, os princípios, as diretrizes são legitimadas pelo empresário, então para começar um processo de reestruturação, preliminarmente é necessário que o empresário admita e assuma sua responsabilidade pela situação, que se disponha e se envolva com o processo de mudança.

A próxima fase é rever o Plano de Negócio e o Planejamento Estratégico, “caso exista”, avaliando o que foi realizado e o que foi deixado de lado, estas informações serão de grande relevância para a adequação de novos processos. Digo que é o momento de abrir a caixa de ferramentas e saber qual ferramenta iremos usar.

Feitas algumas considerações, a análise do SWOT é recomeço para que a equipe entenda as fragilidades, as forças internas e como o mercado está reagindo, assim como a economia, os novos clientes, a concorrência e o seu próprio segmento.

Agora é novamente a vez do empresário, ele deverá rever a sua condição e os recursos disponíveis, se foi a banco, se é o momento de ir ou de parar de ir, se será necessário desfazer de algum patrimônio, procurar um novo parceiro ou assumir postura própria. Se for ou não o momento de remodelar seu negócio, as estratégias de negócio são excelentes para o sucesso, mas não dura muito tempo, por isso o empresário deve gastar boa parte do seu tempo pensando sempre no plano B ou na nova estratégia de ação.   


O empresário no cumprimento de suas funções deverá procurar ajuda externa e reavaliar a capacidade da sua equipe de trabalho e  dos seus gerentes, o que fizeram nos últimos anos e como adquiriram novos conhecimentos. Aqui permanece um erro grave do empresário, ou seja, para fazer tal avaliação ele costuma chamar os gerentes e são exatamente eles que muitas vezes devem ser substituídos.

Com a análise do SOWT pronta, com os recursos definidos, com a equipe reformulada, é o momento de traçar ROAD MAP, técnica usada no processo de Business Coaching. Define-se então, o orçamento, o planejamento estratégico, as estratégias para cada setor, os novos processos e procedimentos, as metas, os objetivos e por final o cronograma das atividades.

Dando sequencia no processo de reestruturação, passamos para a fase de propor as respostas que a empresa ainda não possui que são as soluções baseadas na customização do software já existente ou na troca do mesmo para que se tenha um melhor gerenciamento sobre produtos, clientes e fornecedores, integrando tudo a um diferencial ultra positivo de atendimento e satisfação.

Acabou?  Claro que não! Feitas as mudanças o empresário com o time de liderança deve estabelecer os indicadores de desempenho que serão usados para avaliar o desempenho da equipe, dos resultados, e assim... o processo é longo e não daria para formalizamos tudo em poucas linhas, mas é sempre salutar lembrar que deve ter início, meio e fim. 

Ficou interessado? Deseja se inteirar melhor sobre o assunto? Conte com a experiência da Aliança Consultoria para readequar a gestão do seu negócio, com certeza as soluções propostas irão te surpreender.

Faleconosco@consultoriaalianca.com.br – 31 3234 1517

           O sucesso do seu negócio depende de sua atitude.
                               Arnaldo de oliveira Junior.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário