quarta-feira

É Preciso Ampliar o Foco

Salvo raras exceções a maioria dos empresários e novos empreendedores são visionários, mal implantam uma ideia, já surge outra considerada mais importante atropelando seus próprios pensamentos e de toda equipe.

Para ter um modelo de negócio, otimizar o produto ou serviço, avaliar o mercado, conquistar novos clientes, é preciso muito mais que boas idéias, é necessário ter foco.

O primeiro passo do sucesso empresarial é ser bom no que faz, solidificar a marca como sinal de excelência no segmento, ser lembrado nos momentos de amenidades corporativas e depois partir para a pulverização estratégica, diversificar e ter outras unidades de negócio.

O foco regulamenta a perenidade da empresa, dá a direção do propósito que todos estão trabalhando, muitas empresas focam somente em resultado e nunca consegue atingir porque pulou os degraus da qualidade, da capacitação, do marketing, dos concorrentes, da motivação, do mercado...

Com o planejamento estratégico o empresário ou o novo empreendedor consegue estabelecer objetivos, metas, prazos, ou seja, estabelece o foco e as responsabilidades para ações a serem tomadas antes do resultado, é o Road Map do coaching, que também é focado em resultado.

Muitos profissionais se sentem importantes por fazerem muitas coisas ao mesmo tempo e acabam perdendo o foco, ganham disparados em justificativas, sempre acham que tem razão, mas perdem em qualidade e resultado.

Um dos atributos do líder é ter foco, saber dizer sim ou não com a mesma serenidade, o foco comercial pode ser a expansão do mercado, o foco financeiro pode ser o fortalecimento do caixa, o foco do RH pode ser capacitação, o foco do operacional pode ser qualidade, enfim o empresário pode e deve conduzir a empresa com vários focos para atingir o resultado.

Se um desses focos for desviado com certeza o resultado final será prejudicado e a primeira ação corretiva será achar um culpado, é sempre assim.

Na verdade o foco deve ser estratégico e o resultado mensurável, os planejamentos devem especificar, porque, como, quando, quanto custa e quem será o responsável para não se perder o foco. 

Arnaldo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário