quarta-feira

O Que Leva uma Empresa à Falência.

Precisamos começar dizendo que uma empresa não vai à falência do dia para a noite, ela apresenta sintomas claros de que o abismo está próximo, as vendas vão mal, os funcionários pedem acordo para sair da empresa, o clima interno é de discórdia e não existe motivação.

Parece surreal, mas estou acostumado a ver empresas assim e a pior parte é quando na maioria das vezes o empresário não consegue enxergar a situação, não toma decisões, não muda, não aceita ajuda e insiste em manter a opinião que a economia é a única culpada.

Geralmente a empresa que apresenta todas as evidências que a falência está próxima, não tem planejamento, tudo é muito confuso e o empresário a cada dia surge com ideias mirabolantes, que certamente ouviu algum amigo dizer que deu certo e acaba agindo pela emoção.

Este tipo de empresa não possui relatórios confiáveis, os profissionais não são capacitados, não possui controle de nada, o estoque é uma bagunça generalizada e, via de regra, o empresário vai a banco fazer pequenos empréstimos para saldar compromissos ou a completar a folha de pagamento.

O empresário não se capacita e insiste em colocar a culpa pelos maus resultados nos outros, diz com frequência que sua equipe não tem compromisso com a empresa, que o mercado esta parado, que a política econômica do país esta levando todos para o buraco e etc. 

Entretanto, o mais lamentável é que o “orgulho” de tais empresários não permite que ele admita que um dos principais fatores de ineficiência de sua empresa é ele próprio, mundo corporativo mudou, os métodos de gestão evoluíram, mas ele insiste em gerir seu negócio pelo “feeling”, crê que sua experiência contribuirá para seu negócio “deslanchar”, resiste às mudanças, não toma decisão, geralmente tem uma conduta autoritária, insiste que ele esta certo e ainda afirma em bom tom que “sabe tudo e que os outros estão errados” ou seja, é o ego acima de qualquer coisa.

Ah! quanto engano!


O grande problema de uma empresa que não decola e está no rumo da degola é a insistência e teimosia do empresário em admitir que ele é um Líder deficiente, como gestor, como empreendedor e que precisa de ajuda externa para desenvolver novas habilidades e competências.

Resumindo, a falta de planejamento, de orçamento, de treinamento, de processos, de normas e procedimentos, de relatórios, de controle, de humildade, de ouvir os colaboradores e de tomar decisão sem ter um objetivo definido, é o que leva uma empresa a falência, tudo é uma questão de tempo.

Sempre é oportuno refletir sobre a realidade da situação e, mais importante ainda é ter a consciência de que precisa da ajuda de uma consultoria para tomar decisões rápidas e assertivas antes que sua empresa faça parte desta triste estatística.

Se seu objetivo é sair dessa crise fortalecido, melhorar seus resultados e passar a ter lucro, então não arrume justificativas, tome uma atitude. Quanto antes você iniciar o processo de implementação das mudanças, melhor, para que assim evite que sua empresa faça parte desta triste estatística.

Conte com a Aliança Consultoria & Coaching para conduzir esse processo e colocar a gestão do negócio no caminho certo e ter o que comemorar no final de 2016.

faleconosco@consultoriaalianca.com.br – 31 3234 1517

          O sucesso do seu negócio só depende de você.
                         Arnaldo de Oliveira Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário