quarta-feira

Será Que Sua Empresa Está Doente?

Vamos partir da premissa que este artigo não é uma afirmação e muito menos uma profecia, apenas relata “doenças comuns, crônicas” com as quais me deparo em empresas que estão a caminho do “estado terminal”. 

Normalmente as empresas que estão doentes “vamos chamar assim” e vocês vão entender o porquê, possuem uma grande dificuldade em aceitar o “diagnóstico” e em decorrência disso não conseguem executar as ações prescritas para solucionar o problema.

O que entendo como condição estratégica para agir, se o empresário tem dificuldade de explicar o que está acontecendo, como pode exigir da equipe uma mudança de postura. Mas, como este problema é comum em muitas empresas vou mencionar apenas alguns sintomas para que você possa examinar a atual condição de “vida” da sua empresa.

1 - A empresa como todo, empresário e equipe, precisa ser humilde e reconhecerem que precisam de ajuda, que sozinhos estão à deriva, que seus talentos são limitados e por conta disso as soluções estão cada vez mais distantes.

2 - A ausência de processos, normas, controles, orçamento, planejamento, metas e objetivos, estão deixando a empresa a mercê da sorte e como sorte não existe nos negócios tudo parece ir de mal a pior.

3 - O alto custo da mão de obra e dos fornecedores acaba atingindo o capital de giro e fluxo de caixa está sempre no vermelho, ou seja, entrando no cheque especial e fazendo empréstimos para saldar compromissos. Este é um caminho sem volta, torna-se um vício muito difícil de abandonar.

4 - A indigestão administrativa financeira, afeta diretamente o just-in-time, os produtos fabricados não chegam a tempo certo, no lugar certo, na quantidade certa e toda gestão estratégica não faz o menor sentido.


5 - As contratações de funcionários são feitas na base do preço e da indicação, os escolhidos são os que custam menos e são os indicados pelo amigo, pelo parente, pelo padre, pelo pastor, pelo vizinho, mas na realidade ninguém conhece ou procura identificar se os talentos do candidato são compatíveis com o perfil da vaga.

6 - O empresário afirma que falta comprometimento e responsabilidade de toda equipe, e não reconhece que existe grande insatisfação interna, desequilíbrio emocional, comportamento insatisfatório, que provoca um clima péssimo na empresa prorrogando todas as decisões.

7 - O empresário não é transparente na sua forma de pensar e agir, deixa a equipe confusa e imagina que ninguém percebe as suas extravagâncias, diz que o negócio está ruim, que vai viajar a serviço, mas todos sabem que foi passear e que seu carro novo fica na garagem do prédio ou na esquina do escritório, rsrsrs, ah! é muito amadorismo.

Creio que ao refletir sobre esse artigo, muitos empresários irão reconhecer que sua empresa encontra-se “enferma” e precisa agir rápido para evitar que ocorra “metástase” e, quando decidir procurar ajuda, já não há tratamento capaz de reverter o “quadro terminal”, então, não espere mais, entre em contato com a Aliança Consultoria & Coaching, para que possamos fazer o “diagnóstico” e iniciar de imediato os procedimentos mais adequados, incluído as técnicas do “Coaching-Plus” para reverter a situação e evitar a “morte”. 

Hoje isso é muito mais frequente que você imagina, portanto, não sinta constrangido em buscar ajuda, seja prudente, decida rápido, juntos adotaremos soluções eficientes e eficazes para “virar a mesa”, atingir as metas e objetivos e, no final do ano teremos o que comemorar.

faleconosco@consultoriaalianca.com.br - 31 3234 1517

               Pense nisso! O sucesso só depende de você.
                                  Arnaldo Oliveira Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário