quarta-feira

Desafios do Empresário Emergente.

Entre o passado e o presente, o tempo passa, as mudanças são evidentes, mas a forma que a sociedade avalia o sucesso é a mesma, todos olham o patrimônio acumulado, quer queira ou não é a regra da ostentação.

Esses fatores são tão complicados, que conheço novos empresários com relógios caríssimos, carros importados, roupas de grife e deixam em segundo plano investir no seu negócio, no bem estar da família, com um fluxo de caixa absurdamente invertido e com financiamentos de bancos para bancar seu “status” e satisfazer o ego de empresário.

Desta forma passa a desperdiçar tempo e dinheiro, perde o foco, fica sem objetividade e perde a percepção que as oportunidades são poucas e como tal não podem ser desprezadas.

Toda regra tem suas exceções e o empresário emergente é importantíssimo para o país e para a sociedade, desde que haja consciência de seu papel, a exemplo temos o Brasil considerado país emergente e os exemplos de conduta são lamentáveis.

Na minha avaliação como consultor e Máster-Coach o estado e a união, são os únicos culpados pela mudança de conduta de boa parte dos empresários emergentes.
 
Primeiro porque não existe uma pré avaliação de mercado e de tecnologia por parte do estado, os empréstimos são atraentes sem subsídio e sem acompanhamento, haja visto pesquisas recentes indicam que em média  70% das empresas que abrem, não passam de dois anos.

Falta educação corporativa, mentoring, existem sim empresários emergentes com alto potencial, como já mencionei em outros artigos, mas ser empresário não é uma tarefa fácil, é preciso matar um leão por dia, faça chuva ou faça sol.
 

Problemas políticos afetam diretamente a economia e muitos empresários emergentes deixam de cumprir suas tarefas básicas, achando que tudo vai terminar em pizza e não é bem assim, o leão não perdoa.

Enfim, sabemos que cada caso é um caso a ser avaliado, mas é de suma importância que o empresário emergente identifique suas próprias limitações, hoje temos o Coaching, que tem se tornando uma ferramenta essencial à gestão de negócio e também para desenvolver novas habilidades e competências tanto no gestor como no seu time de liderança. 

Principalmente aos “empresários emergentes” há processos de desenvolvimento e acompanhamento até se sentir seguro para dar seus próprios passos e não se perder na ostentação.

Talvez você seja um “promissor empresário emergente” ou conhece algum, entre contato com a Aliança Consultoria & Coaching para se inteirar sobre o assunto e alcançar a sustentabilidade do seu negócio.

faleconosco@consultoriaalianca.com.br – 31 3234 1517

      O Sucesso da sua empresa só depende da sua atitude.
                   
Arnaldo de Oliveira de Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário