quarta-feira

A Falta de Planejamento.

Com a experiência adquirida ao logo dos anos como Consultor e Master Coach, posso dizer que as empresas, o governo (União, estados e Municípios) não estão em crise por acaso, nada nas empresas ou no país ocorre à mercê da sorte ou do azar.

Fala-se em superar a crise, mobilizar equipes, criar novos desafios, motivar, superar, investir, reduzir, expandir, readequar a infraestrutura, remodelar a logística, nada irá funcionar se não houver um bom planejamento.

Para quem nos acompanha como cliente ou leitor, já deve ter percebido o quanto insistimos em planejamento pessoal e planejamento estratégico, ambos andam lado a lado, um depende do sucesso do outro.

Estamos na onda da “pedala fiscal”, virou notícia e todos sabem o que significa, portanto o empresário tem que acordar, porque ele vem dando pedaladas na gestão da empresa e ainda não se apercebeu que o endividamento está aumentando.

Quem é o culpado? A crise, claro que não, é a falta de planejamento.

Só otimismo não paga a conta, no turbilhão de despesas fixas e variáveis a gestão está virando indigestão, precisamos descontaminar o ambiente corporativo e entender que sem planejamento estratégico as empresas não vão sair da crise.

A crise como um todo vai passar e disso tenho certeza, já passamos por muitas crises e até guerras e sempre houve o recomeço, foi traçado estratégias e elaborado um planejamento de desenvolvimento verdadeiramente sustentável a nível financeiro.
 

Mas, tenho a convicção que as empresas que não se envolverem e sensibilizarem as equipes da necessidade de planejamento não vão sair da crise. É fundamental que não apenas o “Time de Liderança”, mas também os funcionários recebam orientação, que se faça um diagnóstico da situação atual, em seguida faça a análise deste diagnóstico e, a partir deste ponto, seja elaborado um “Planejamento Estratégico” acompanhado do “Plano de Ação”, com treinamento para as equipes e mensuração da evolução dos resultados.

Muitos empresários insistem que sabem o que tem de fazer e que o planejamento está na sua cabeça. “Oh Colega Teimoso”, a maior virtude do profissional é ser humilde e reconhecer que precisa mudar e, que para se fazer um planejamento pessoal precisa seguir orientação. Para elaborar um bom planejamento estratégico é necessário técnica, acompanhado de orçamento com metas e objetivos.

Para se elaborar um planejamento as empresas precisam construir parcerias com consultorias especializada em gestão de negócio ou ter no quadro de pessoal profissionais capacitados, somente assim terá eficiência, eficácia e responsabilidade para driblar a concorrência, oferecerem produtos e serviços diferenciados e gerar lucro.

Novos investimentos, aumento da produtividade, limitação orçamentária, propostas ousadas, enfim, ao traçar os próximos desafios para a sua equipe e para a empresa, fique em alerta máximo, tudo que fizer não vai dar em nada se não houver Planejamento Estratégico, isso não é profecia, é apenas uma questão de tempo.

O empresário que se manter resistente a utilizar as novas técnicas de gestão e não implementar o Planejamento Estratégico vai fazer parte da estatística das empresas que sucumbiram junto com a crise. Pense nisso, tudo só depende de você.

Portanto gostaria de alertá-lo que já estamos quase na metade do ano e, se você deseja ter o que comemorar no final de 2016 é preciso começar agir agora, não continue resistindo, reconheça a necessidade de readequar a gestão do seu negócio à realidade do mercado e, para isso, conte com a Aliança Consultoria & Coaching, nossa experiência em gestão estratégica nos permite apresentar-lhe soluções inovadoras que irão te surpreender.

faleconosco@consultoriaalianca.com.br
– 31 3234 1517

              O sucesso do seu negócio depende da sua atitude.
                             Arnaldo de Oliveira Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário