terça-feira

Qual é o Seu Novo Projeto?

É normal e comum ouvirmos que é na crise que surgem grandes empresários, é na época de turbulência que surgem as oportunidades, dizem que os novos projetos são concebidos em momentos tensos da economia.
 
Verdade ou não, me pergunto:
- Como identificar novos projetos?
- Como transformar produtos e serviços já existentes em inovadores?

Você sabia que o Brasil já tem mais de 50 milhões de pessoas habituadas a comprar pela internet? Será esta a saída? Exige pouco investimento, pouco espaço, poucos funcionários. Não sei não, ainda penso que não é a grande sacada, cada macaco no seu galho.
   
Então vamos em frente.
Entendo que este processo é mais real e menos sonhador, maturidade, experiência, conhecimento, planejamento, auto motivação, liderança são os fatores que mais contribuem para você decolar no seu negócio.

A concepção de um novo projeto, parte da premissa de enfrentar novos desafios, atingir novos objetivos e, para isso, estabelecer novas metas, desenvolver novas habilidades, permitir novas abordagens, implantar novos procedimentos, obedecer a um planejamento preconcebido para o novo empreendimento, ou seja, o novo projeto.  

Todo empresário deve ter sempre em mente um plano B formalizado, pronto para ser startado e ter definido as pessoas que serão responsáveis pelo seu desenvolvimento, se a maior virtude do empresário é pensar e agir, é inconcebível não ter um novo projeto para colocar em prática.

Como diz Paulo Lemann: “Pensar grande dá o mesmo trabalho que pensar pequeno e não existe limite para quem tem atitude, corre em busca de seus objetivos e mantém os pés no chão ao tomar decisões”.

O pensamento sistêmico do empresário vislumbra como melhorar resultados, fortalecer a marca, dar mais visibilidade a empresa, mudar a direção e corrigir a tempo e hora os desvios, evitar a perca de dinheiro e de retrabalho e preparar a equipe para desenvolver suas ideias. 


O grande erro do empresário é não ter o plano B pronto, mas justificar a falta de atitude alegando que sua empresa é pequena, que estas estratégias não servem para ele, que não cabem no seu bolso e que não tem tempo para este tipo de coisa. O verdadeiro empresário ocupa seu tempo não apenas no projeto atual, mas principalmente desenvolvendo suas ideais a respeito do projeto que esta nascendo.

E tem que ser assim, porque a concorrência copia e faz melhor, então para manter a competitividade sob controle o empresário não pode se acomodar, ele é o líder alfa, é quem alavanca o potencial de cada membro da equipe e obtém êxito na condução dos novos projetos.

Não importa o tamanho do projeto, a sua equipe precisa acreditar que vai dar certo e, a partir daí, se mobilizam dando o melhor de si. A característica de liderança do empresário é que determina o padrão de comportamento de todos.

Cabe ao Líder dar responsabilidade a cada um e manter a equipe focada na nova estratégia e, essa conduta vai determinar o sucesso do projeto, o crescimento da empresa e um futuro promissor de todos.  

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                  Pense nisso! A hora é agora, o sucesso só depende da sua atitude.
                                                 Arnaldo de Oliveira Junior.

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