quinta-feira

A Verdadeira Crise é Interna e Não Externa.

Me pergunto com certa frequência:
- até que ponto a crise desafia as ações e atitudes dos empresários, 
   gestores e toda uma equipe de trabalho?
- até que ponto os organogramas e estruturas precisam ser reformulados 
   para que a empresa gere resultado positivo?
- até que ponto a crise é responsável pelos valores praticados na empresa 
   e potencializa o fazer acontecer?

Na verdade a atitude estratégica é que trás o desenvolvimento, é pelo exemplo que as lideranças motivam suas equipes, é através do espírito de cooperação e disciplina que ao longo do tempo gera-se a sabedoria, é mobilizando suas equipes quanto a importância do atendimento ao cliente que surgem resultados surpreendentes.

Pergunto mais uma vez, será que a crise é a responsável:
- pelo ambiente interno desgastado?
- pelo falta de comprometimento?
- pela insatisfação dos clientes internos e externos?

Claro que não. Posso assegurar que a ducha de agua fria vem de cima, conheço empresários que ocupam o tempo dos seus funcionários dizendo que não tem mais saída, que não tem dinheiro pra nada, que o varejo está falido, que o país está num caos generalizado e sem direção.

Existe um viés de derrota na atitude deste empresário para justificar a situação da sua empresa, então a crise vem a calhar, tudo é culpa da crise, estes empresários passaram anos indo a banco, não pagando impostos, fazendo refiz, mas não pagam o refiz, não pagam fornecedores, gastando muito mais do que pode, não tem controle nenhum sob sua gestão e agora o culpado de tudo isso, quem é?
- É a crise, rsrsrsr...

Não podemos negar que a crise existe e que ela está dificultando muitas ações e diminuiu o espaço retardando o desenvolvimento, mas daí a fazer da crise o único vilão já é demais. Fortes instabilidades financeiras sempre existiram e vão continuar indo e voltando, o empresário precisa se preparar para potencializar a sua capacidade de gerar soluções e para se tornar mais criativo para enfrentar os novos desafios e não encher a cabeça do funcionário com negatividade.


O empresário e o líder são gestores de um processo educativo, este momento é fundamental para encorajar toda equipe a desenvolver pequenos projetos e de ação imediata para combater resultados negativos e manter o pique com comunicação intensa e melhorar a qualidade dos serviços prestados a cada dia.

A força da equipe só é possível preservando os valores internos, potencializando os relacionamentos, gerenciado soluções e não criando internamente problemas fantasmas, vindos de cima como um tsunami de ameaças e incertezas. Todo exagero vindo de cima se torna autodestrutivo para gestão do negócio, gera incapacidade e dificulta todo potencial criativo.

A verdadeira capacidade do empresário e do líder é mostrar a verdade, sem que seja uma ameaça para a sua empresa, dizer que o momento é difícil, mas que existe uma estratégia montada para atravessar qualquer dificuldade. Nesta fase cabe aos empresários e líderes criarem ambientes que proporcione segurança, é preciso mostrar para a equipe que eles fazem a diferença e que todo sacrifício vai valer a pena.

O empresário e os líderes devem continuar estabelecendo metas, discutir planejamento, defender os valores que realmente acreditam e praticam, mantendo o foco em encontrar soluções e não só a falar de problemas.

Cabe ao Líder/Gestor transmitir segurança para equipe, transmitir a eles suas expectativas, os desafiar a pensar e recompensá-los pelo bom desempenho. Lembre-se também que:
 “Os resultados são proporcionais ao entusiasmo aplicado“ - David J. Schwartz.

Pense nisso e não diga que vai “pensar” ou que vai começar amanhã sendo que você pode perfeitamente começar hoje. A hora é agora, ainda temos um ano pela frente para adotar uma nova atitude e em busca de nossos objetivos.

Faleconosco@consultoriaalianca.com.br – 31 3234 1517

                   O sucesso do seu negócio está em suas mãos.
                                   Arnaldo de Oliveira Junior.

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