quarta-feira

Motive Sua Equipe e Seja um Empresário Bem Sucedido.

Na maioria das vezes em que toco neste assunto o empresário me pergunta, por onde começo e o que devo fazer ou mudar para ter uma equipe motivada?

Existem alguns passos importantes para iniciar um processo que gere na equipe a semente da motivação e da esperança que verdadeiramente a empresa vislumbra novos ares e existe um viés de renovação.

Primeiro passo: para sobreviver saia da sala (do isolamento) e defina o que deseja e como quer que as coisas aconteçam, não imagina ou pré suponha que todos sabem o que fazer e como agir, puro engano seu. O líder é o exemplo, é quem orienta e coloca em prática seu discurso, não permita que a equipe tenha uma visão oposta a sua.

Segundo passo: valorize as pequenas mudanças, crie espaço para que barreiras sejam quebradas, ajuste os profissionais ao planejamento, lidere novas parcerias, promova novos líderes, capitalize a experiência dos profissionais mais capacitados, ensine e pratique a humildade.

Terceiro passo: integre-se ao movimento, utilize questões estratégicas junto com a equipe na busca do desenvolvimento, doe seu tempo e energia para resolver questões relacionadas aos clientes, aperfeiçoe a comunicação interna e com o mercado.


Quarto passo: crie um ambiente seguro, não fale da crise, de demissões, que o dinheiro acabou e que não sabe como vai fazer de agora em diante. Ofereça uma plataforma de apoio ao profissional, com bons equipamentos, ambiente iluminado, limpo, organizado e mostre o quanto a função de cada um é importante no processo de reestruturação da gestão.

Quinto passo: inspire pelo exemplo de comprometimento, responsabilidade, aplique valores e conceitos que assegure o perfeito andamento dos trabalhos. Gere desafios emergentes, caixa de sugestão, defina metas claras, ofereça benefícios alinhados a resultados, reconheça por meritocracia os que se destacam.

Sexto passo: pratique o feedback, dê e cobre retorno, elogie os acertos, os avanços e oriente a forma de corrigir os erros, seja firme nas colocações e justo, celebre as conquistas mesmo que pequenas.

Sétimo passo: verifique e revise constantemente se todos entenderam a proposta do planejamento e a sua evolução, corrija e avalie as metas e os índices de desempenho com frequência, assuma a postura de mentor.

Enfim, quem potencializa o clima interno e gera motivação é o empresário, assim como o sucesso e o crescimento da empresa depende em grande parte deste líder que define o espírito de participação de todos.

O alto envolvimento gera contribuições valiosas, para a equipe, clientes e fornecedores, melhora qualidade dos serviços e atendimento, resgata a capacidade de quebrar paradigmas, dissolve barreiras e claro produz resultados surpreendentes.

Conte com a experiência da Aliança Consultoria & Coaching, conheça nossas palestras e treinamentos que irão estimular você e sua equipe a darem o melhor de si e, assim, conquistar seus objetivos.

faleconosco@consultoriaalianca.com.br – 31 3234 1517

                   Pense nisso, o sucesso depende de sua atitude.
                                  Arnaldo de Oliveira Junior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário