quinta-feira

Pequenas e Médias Empresas Precisam Repensar sua Forma de Agir.

Existe um ditado que a sobrevivência não depende em ser o mais forte, mas sim daquele que se adapta melhor a mudança, no mundo business/corporativo é a mesma coisa. Se a pequena e média empresa não remodelar o seu negócio, com foco em atendimento e resultado, para tomar decisões rápidas e assertivas poucos sobreviverão.

É necessário desaprender, desaliar-se dos métodos antigos de trabalho e partir para novos horizontes, parece lógico e lúdico, mas não é, na prática a mudança de hábitos e cultura é muito difícil.

Geralmente os sócios de longos anos passam a não se entender, não compactuam com as mesmas soluções e pensam mais nos problemas do que em novas estratégias, aliás, tudo que é novo gera grande incerteza e dificuldade em aceitar. Não é porque têm experiências que o negócio vai deslanchar sempre, o mercado mudou, as regras são outras e que não se adequar não terá chance, mais dia menos dia serão engolidos pela concorrência.

Os empresários da antiga precisam saber primeiramente o que pode ser feito por si mesmo, para depois iniciar as mudanças necessárias em sua empresa. Mesmo que essa realidade ainda seja assustadora para os empresários mais tradicionais, uma ótima maneira de recomeçar a readequação da gestão do negócio é através do processo de coaching, gerando a si próprio o novo auto desenvolvimento, a quebra das barreiras limitantes, mudanças rápidas, objetivas, mensura resultados, pois esse processo consiste num eficiente e eficaz instrumento para ajudá-lo a mudar e, principalmente, colher mais rapidamente os benefícios das mudanças. Proporcionando ao Empresário melhores condições para conduzir seu negócio.


Remodelar o negócio de anos envolve desafios que são extremamente complicados, definir prioridades e estabelecer disciplina já uma quebra de paradigmas que estes profissionais devem tomar para enfrentar a concorrência e estabelecer o desenvolvimento.

Neste contexto vale lembrar que a mesa do empresário é a cara da empresa, se estiver desorganizada e a sua sala escondida no fundo da empresa, o processo de renovação deve começar por aí. Se não dominar as tecnologias de informação e as redes sociais, saiba que esse item é essencial e deve ser o próximo passo, seu mundo ainda não abriu para o novo e precisa existir para que os novos clientes te conheçam.

Mobilidade, integração, flexibilidade, informação e comunicação são fatores que propiciam a formação de novas equipes, com estações de trabalho sem paredes, onde todos e inclusive o empresário fazem parte do mesmo time.

Neste caso (remodelar o seu negócio), é extremamente importante passar para a equipe a efetividade e afetividade de um empresário que alinha o senso transparente de propósito e direção.

Para assegurar que as ferramentas e os processos sejam estabelecidos com técnica e competência, contrate profissionais especializados mesmo que temporariamente, porque o mercado atual não permite erros.

Tenha personalidade própria, seja humilde, analise a concorrência, fique atento ao seu público alvo, não tenha medo de recomeçar o que já recomeçou, nem todos acertam de primeira. Abandone a procrastinação, promova as mudanças que realmente farão uma grande diferença nos resultados do seu negócio e em sua vida.

                            Você pode encarar o erro como algo a ser esquecido,
                            Ou como um resultado que aponta uma nova direção.
                                                         Steve Jobs.

             O sucesso do seu negócio depende de sua atitude.
                                Arnaldo de Oliveira Junior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário