quarta-feira

A Vida sem volta do Empresário.

Estou certo que neste mercado cada vez mais competitivo e com grandes transformações, o empresário vai ser sempre empresário, é o que sabe fazer, aprimorando ou não seus métodos, suas ferramentas, seus hábitos e toda logística que o rodeia, o empresário não consegue adaptar-se a navegar em mares desconhecidos.

São completamente autônomos, montam projetos magníficos e os destroem em uma noite de sono, cautelosos ou não é assim que são e ponto final. Muitos montam uma gestão eficiente, outros uma gestão de segurança e também tem aqueles que nem tem gestão, mas todos são empresários.

Uma coisa que ninguém conta é que, geralmente ninguém se prepara para ser empresário. Nada melhor do que rebater alguns problemas com a prata da casa, então o empresário nasce empurrado em uma empresa que precisa de alguém de confiança.

Cada empresário tem uma história para contar, com períodos nebulosos ou não, cada um tem a sensação que os problemas jamais vão acabar e às vezes sou obrigado a concordar que não é uma tarefa fácil, tem suas vantagens, mas também o custo é alto.


A vida de empresário tem várias faces, mas o que não muda é que o empresário não sabe e não consegue fazer outra coisa. Primeiro por sua carreira, ao alinhar sua vida profissional como empresário, sua experiência no dia a dia na operação de outros segmentos é zero.

Segundo: ele nunca foi pressionado pela hierarquia, nunca foi confrontado, nunca se sentiu ameaçado, jamais se colocou na posição de demitido, não sabe quanto ganha porque a empresa paga suas dívidas, em hipótese alguma foi subalterno e submisso, não tem a menor ideia do que é ganhar pouco, trabalhar sem ganhar hora extra e o pior sem ser reconhecido na maioria das vezes.

Terceiro: não vai ter assistência médica que condiz com seu padrão de vida, não vai trocar de carro por longos anos, não vai frequentar o clube de costume e muito menos levar a família nos restaurantes habituais, ao transitar nas esferas inferiores vai conhecer um mundo que sequer imaginava que existia.

Entre empregador e empregado a mudança é radical, pegar um ônibus e um metrô lotado é muito diferente de ter um carro com ar condicionado, em dias de chuva então é bom nem falar.

Eu sei que muitos empresários estão dizendo e dos nossos problemas ninguém compartilha nada. Até entendo, mas, temos que prestar atenção em algo de extrema importância, ou o empresário faz seu negócio dar certo, ou o empresário faz seu negócio dar certo, porque não existem outras alternativas.

A responsabilidade pelo sucesso do negócio cabe ao empresário. Não é apenas desfrutar do “Status” há um alto preço a ser pago por esse “status”, afinal é preciso estar ciente das exigências do mercado e readequar a gestão à realidade do mercado e, principalmente a realidade da empresa. Costumo dizer que os números não metem, portanto, cuidado! Estejam sempre atentos, tenha sempre em mãos relatórios confiáveis e em tempo hábil para que possam tomar decisões rápidas e assertivas, assim, terá o controle do negócio em suas mãos.

Conte a Aliança Consultoria, nossa experiência em gestão estratégica aliada ao Business Coaching nos permite apresentar-lhe soluções inovadores que irão surpreender você e, juntos, conduziremos sua empresa na direção certa para atingir seus objetivos.

faleconosco@consultoriaalianca.com.br – 31  3234 1517

    Pense Nisso. O sucesso do seu negócio esta em suas mãos.
                              Arnaldo de Oliveira Junior.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário