quinta-feira

Como Desenvolver a Equipe Rumo a Excelencia.

A minha missão como empresário, coaching e diretor executivo é desenvolver profissionais a nível técnico compartilhando conhecimentos e também no aspecto humano, desenvolvendo novos valores e ferramentas na capacitação e formação de novos líderes.

Sei também que não é uma tarefa fácil ser empresário e líder pelo exemplo, uma vez que a sociedade atual vive e respira uma escassez de bons empresários, que dirá então de líderes. Basta olhar no meio político comunado com grandes empresas que os exemplos são péssimos.

O empresário é aquele que aponta o caminho a ser seguido, determina a direção e vai à frente da equipe na gestão desta relação entre o desafio de novos sonhos e a autonomia compartilhada para promover as transformações alinhadas no planejamento.

Nesta perspectiva e baseado na geração atual do essencialismo, digo sempre que o empresário deve ater-se ao que sabe fazer, ou seja, desenvolver o seu melhor em sua expertise e deixar para quem também faz o seu melhor na formação de novos valores e competências, este é o primeiro passo.

Mas, o empresário ainda é o exemplo, mesmo contratando profissionais para cursos, treinamentos, coaching e consultoria, o bastão da conduta, das atitudes e dos valores morais e éticos será sempre do empresário. 


No segundo passo, o empresário deve abster-se do monólogo, porque geralmente nas reuniões só ele fala só ele tem os exemplos corretos, só ele atropela o pensamento dos outros, só ele tem a razão absoluta, então chego à conclusão que tudo está errado. Partindo da premissa que ele é o exemplo, seus liderados farão mesma coisa com suas equipes e aí nada funciona. Saber escutar é sinal de maturidade rumo a excelência.

Assim como o lobo líder alfa da matilha é o último na fila, o empresário deve ser o último a se posicionar em qualquer reunião, para levar a equipe rumo ao desejado é necessário fazê-los pensar e dar as soluções básicas aos problemas.

O terceiro passo é mais simples, entretanto, nem sempre é o mais fácil, rsrsrsr..., jamais misture amizade com trabalho, problemas particulares, viagens, férias, retiradas, gastos, será sempre visto pela equipe como soberba, sendo esta equipe fiel ou não. Portanto a vida corporativa é uma e a vida pessoal é outra bem distinta, ambas não devem se cruzar jamais, caso isto ocorra o acidente será fatal.

O quarto passo é fazer do futuro uma visão mais compartilhada para que ele não fique tão incerto para a equipe, mostre com clareza o quer e que nada é fácil, que o sucesso exige um preço e grande esforço, mas, se existir um objetivo comum e cada um acreditar no projeto será possível realizar qualquer sonho. Por isso o empresário deve ser transparente nas suas ações e no que pretende fazer.

Entre tantas estratégias para formar uma equipe de alta performance, existe uma que costumo destacar, jamais use a palavra eu, eu sou bom nisso ou naquilo, geralmente a equipe sabe no que o empresário é bom, portanto valorize sempre nós somos bons. É um orgulho ter uma equipe como você, mesmo que durante toda reunião houve discussões inflamadas, não importa, elogiar a equipe e ser humilde como líder é o quinto passo.

Sem ações positivas não existem realizações, quando o empresário dá o exemplo de mudanças de postura e de pensamento, ele torna-se o agente da transformação e cria a capacidade de reverter as dificuldades em novos desafios e estes em resultados extraordinários.

Aqui fica apenas alguns exemplos de como conduzir uma equipe rumo a excelência, é como plantar uma semente e ao longo do tempo cuidar da arvore, para que cresça saudável e produza bons frutos.  Existem ainda muito trabalho e muitos outros passos a serem dados para formar uma grande equipe, mas os primeiros passos são sinais de novos tempos.

Ficou interessado?

Conheça os projetos desenvolvidos pela Aliança Consultoria & Coaching e saiba como fazer para extrair o melhor de sua equipe e atingir resultados mensuráveis.

faleconosco@consultoriaalianca.com.br – 31 3234 1517

                                Pense nisso! A hora é agora.
                 Assim terá o que comemorar no final do ano.
                                 Arnaldo de Oliveira Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário