quarta-feira

Tiro no Escuro

Buscando um entrosamento cada vez mais próximo do mercado e do cliente, é que muitos empresários acabam gastando suas últimas munições dando tiros no escuro achando que desta vez vão acertar.

Hora, hora, se fazendo tudo certo, cada vez está mais difícil e os obstáculos se multiplicam diariamente, como acertar um tiro no escuro. Nada chega a ser impossível, mas eu diria que ao longo de minha carreira que ainda não vi nenhum empresário dar um tiro no escuro e acertar.

Estou cansado de dizer que nada se faz sem planejamento e que planejamento na gaveta não traz resultado. Inovar sempre é a melhor alternativa, é a forma de refletir no que se há de fazer se preparando para novos tempos. É a excelência na estratégia sem depender de ninguém.

Conheço empresários que reclamam de todos a sua volta, seguem conselhos de executivos que não possuem a menor expertise do assunto, declaram em alto e bom som que mundo está errado, mas não dão um passo a frente sem antes dar mais um tiro no escuro.

Ignoram um planejamento que pagaram caro pra fazer, mas preferem dar o tiro no escuro e culpar alguém, que admitir que há uma maneira melhor para gerir seu negócio, preferem alimentar seu orgulho do que tomar decisões estratégicas e assumir o risco. Hoje é preciso compreender que existe uma nova ótica ao olhar o mix de produto, de analisar a produtividade da equipe, paira no ar do mercado algo transformador, mesmo assim alguns empresários insistem e fazer tudo igual, achando que desta vez os resultados vão ser melhor. Como disse Einstein, “se fizermos tudo igual teremos sempre os mesmo resultados”.

Perdem o controle, gritam, se acham acima da média, reconhecem somente a sua própria verdade, mas não inclina a ponta do dedo 180º graus para reconhecer que trabalham errado, tomam decisões com base em sugestões de pessoas alheias ao dia-a-dia da empresa, se recusam admitir que o “mundo corporativo’ mudou e que precisam mudar também, não praticam os “ajustes” para colocar a gestão de seu negócio na direção, desprezam as técnicas recomendadas e insistem em continuar dando tiros no escuro. Às vezes me pergunto até quando a organização vai suportar? 


É impressionante como tem empresário que adora viver perigosamente, já tem calo no dedo de tanto atirar no escuro, acho mesmo que é a iniquidade corporativa que atrai esse tipo de empreendedor, mas fazer o que não é mesmo. Quem não pensa e executa, apenas executa, rsrsrsr, cada um fica dentro do seu quadrado atirando no escuro, quem sabe uma hora acerta.

O empresário somente vai parar de dar tiro no escuro quando estiver pronto para ouvir, dialogar abertamente sobre seus pontos fracos e estiver disposto a reverter a situação e manter essa atitude, entretanto, percebo que uma boa parte ainda não evoluiu a este ponto, são relatores de mimimi, quando ouvem a verdade diz que o consultor é ativista do mau, que é grosso e ignorante, que não é assim que se fala com o empresário. Talvez você esteja lendo e pensando “isso é um absurdo”, mas afirmo que realmente é lamentável, mas é a realidade do dia-a-dia. Sabemos que os números não mentem, portanto, só aqueles que já aprenderem vencer as barreiras erguidas pelas “crenças Limitantes e pelo orgulho” conseguem analisar os resultados, fazer os ajustes necessários e traçar novas estratégias para ir além e atingir seus objetivos.   

Como costumo dizer que isso é puro “Fricote” para fugir dar realidade e prosseguir alimentando seu ego apenas com ilusões, enquanto insistir em manter essa conduta continuará dando tiro no escuro e seu negócio ficará na escuridão por muito tempo, para não dizer que continuará no vermelho, pois no mundo corporativo colhemos os frutos que plantamos.

Portanto, não tenha medo de arriscar-se, não tenha medo da mudança, seja prudente e mantenha o foco, tenha um bom planejamento e esteja sempre disposto a fazer os ajustes para manter a gestão do negócio alinhada com a realidade do mercado e "seja feliz e alcance resultados imensuráveis", para isso conte com a experiência em gestão estratégica da Aliança Consultoria & Coaching.


faleconosco@consultoriaalianca.com.br - 31 3234 1517

Pense nisso! O êxito do seu negócio só depende de você.
                                Arnaldo de Oliveira Junior. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário