quarta-feira

Indigestçao Estratégica.

A indigestão estratégica na língua portuguesa dentro das empresas e no ambiente corporativo é chamada de gerúndio, querem alguns exemplos? Então vamos lá:

- Estou indo, estou olhando, estamos fazendo, estou analisando, estou terminando, estou pensando, estou gerenciando, estou supervisionando..., ou seja, nada está pronto.

- Existe também, agora estou ocupado, vou fazer assim que terminar isto, depois eu vou, deixa aí que já vejo, espera eu fazer uma coisa de cada vez, ou seja, todos estão trabalhando (gerúndio) novamente.

Parece brincadeira fora de hora, mas não é, parece lúdico e engraçado, mas também não é, grande parte dos empresários que mais reclamam da crise, estão em crise há muito tempo, só que não admitem.

Produtos estão encalhados no estoque há anos, não tem giro, mas todos estão olhando para ver o que vão fazer, não possuem o que o cliente deseja, mas sempre tem alguém analisando o melhor fornecedor, as perdas são enormes e o financeiro está refletindo a melhor forma de colocar a questão sem dedurar o colega, as quantidades chegam sempre a menor que o necessário porque estão comprando menos, que desespero...

Considerado o tema “Indigestão Estratégica” bastante abrangente, com certeza muitos estão:
- planejando o que fazer para compatibilizar a estratégia emergencial
- achando o melhor momento para começar,
  rsrsrsr..., já vi este filme antes.


Empresas com baixa competitividade estão se baseando na concorrência e não possuem a mínima noção de custos, não sabem inovar porque estão copiando o que já existe, possuem baixa margem de lucro porque estão contratando um assistente financeiro, não evoluem porque estão ficando sem foco, possuem grandes problemas financeiros porque estão pesquisando um consultor que alguém está indicando... e, assim, nunca fazem o que é preciso.

A gestão estratégica é um dos principais desafios de qualquer empresário e a indigestão estratégica é a realidade da grande maioria, a gestão propriamente dita consiste em fazer com que a estratégia seja estudada, planejada, definida, acompanhada, delegada, analisada e redefinida sistematicamente a tempo e hora.

Cada vez mais os empresários precisam fazer periodicamente com a sua equipe o que chamamos de reflexão estratégica, o gestor precisa acompanhar de forma sistemática seus números e resultados para tomar decisões assertivas sem estar no gerúndio.

A falta de tempo, a ausência da gestão estratégica e a falta de processos são fatores que causam a indigestão estratégica, portanto planeje o quanto antes, ou será mais uma vitima da crise...
   
“Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio.” Michael Porter.

Pense nisso! Faleconosco@consultoriaalianca.com.br – 31 3234 1517

           O sucesso do seu negócio depende de sua atitude.
                               Arnaldo de Oliveira Junior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário